Em busca de aprimoramento tecnológico, a empresa tocantinense Hojuara Consultoria e Projetos, especializada em levantamentos topográficos cadastrais, adquiriu três receptores L1/L2 RTK da série GPS1200, e 21 estações totais LEICA TPS800/400 e TPS1200, que serão utilizados na obra de implantação de um gasoduto na Amazônia.
Os produtos, comercializados pela Manfra & Cia, irão facilitar os serviços principalmente na obra de implantação do Gasoduto Urucu – Manaus, que levará o gás natural da província petrolífera de Urucu, no município de Coari (AM), até a capital amazonense.
“Diante da extensão da obra, de 640 quilômetros, as dificuldades de mobilização dos escritórios, logística e as condições locais, após uma extensa análise encontramos os produtos que nos atendem”, afirmou João Araújo, diretor-presidente da Hojuara, .
A obra
Financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o Gasoduto Urucu – Manaus é uma das maiores obras já realizadas no Brasil. Seu principal objetivo é a substituição do diesel e o óleo combustível usados atualmente na produção de toda a energia elétrica consumida pelo Amazonas, diminuindo significativamente a emissão de gases poluentes, em especial o dióxido de carbono (CO2), que contribui para o efeito estufa.