Profissionais, estudantes e pesquisadores da área de geodésia estarão no Auditório da Direção Distrital de Finanças de Lisboa, entre os dias 5 a 7 de março, para participar do EUREF TWG Meeting.
Além do conceito de Sistemas de Referência Terrestres no contexto da geodesia espacial, o encontro é focado na definição e realização do International Terrestrial Reference System (ITRS) e do European Terrestrial Reference System (ETRS89).
Da experiência do ITRF2005 concluiu-se que a utilização de séries temporais das posições das estações como dados de entrada para a geração do ITRF é uma forma eficiente e apropriada de avaliar e monitorar o comportamento temporal não só das estações, como também dos parâmetros físicos como a origem e a escala.
As séries temporais das posições das estações e parâmetros de orientação da Terra (EOP) são disponibilizados de forma rotineira em amostragens semanais a partir das técnicas de posicionamento por satélites (SLR, GPS e DORIS) e em amostragens diárias a partir do VLBI. Estes dados permitem não só uma avaliação apropriada da exatidão e consistência interna do referencial, como também se revelam ser particularmente adequadas para medir o desempenho no posicionamento das técnicas geodésicas espaciais.
Serão discutidos os mais recentes resultados geodésicos e geofísicos obtidos a partir da análise das séries temporais, o ITRF2005 e as consequências para o ETRF2005. Um enfoque especial será dado à discussão sobre o atual nível de exatidão na definição do datum do ITRF, sublinhando os fatores limitativos inerentes às técnicas geodésicas espaciais e à sua combinação.
Mais informações: www.euref-iag.net