O Centro de Cartografia e Geoprocessamento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) acaba de concluir a elaboração dos mapas temáticos de Criciúma. As cartas, em um total de 103, representam a realidade física, ambiental e sócio-econômica, além da infra-estrutura e dos equipamentos urbanos.
O projeto é uma parceria entre a Unesc, a Prefeitura Municipal de Criciúma e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo auxiliar os técnicos na elaboração do novo plano diretor do município.
Este trabalho foi desenvolvido em cinco meses e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas como arquitetura e urbanismo, engenharia de agrimensura, engenharia ambiental, geologia, agronomia, biologia, arqueologia, economia, química, entre outras.
Florianópolis
A disputa por solo urbano está atrasando o plano diretor da capital catarinense. O projeto está colocando frente a frente moradores, empresários, poder público, ambientalistas e membros da sociedade civi. A discussão sobre o plano diretor ocorre em um momento de explosão populacional, com um mercado imobiliário em ebulição.
Atualmente a cidade usa um plano elaborado em 1997, voltado para a área central; e um de 1985, para os os balneários. O novo plano pretende unificar as duas abordagens, como prevê o Estatuto das Cidades.
O andamento dos trabalhos tem andado a passos lentos. A prefeitura prevê o envio para votação na Câmara dos Vereadores somente em março de 2008.