A Agência Espacial Européia (ESA) firmou um contrato com uma empresa britânica para a construção do segundo satélite do sistema global de navegação europeu Galileo.
O novo satélite, que se chamará Giove-A2, será baseado na mesma tecnologia do satélite Giove-A, o primeiro veículo de validação do sistema que está em órbita há pouco mais de um ano.
Esta decisão foi tomada em função da redução de riscos e custos no projeto, e também para garantir que haverá sempre pelo menos um satélite do sistema Galileo em órbita nos próximos anos. Isto garante a manutenção dos direitos sobre as frequências aos europeus pelos próximos 27 meses.
O Giove-A2 deverá estar pronto para lançamento na segunda metade de 2008.
Giove-A
O Galileo In-Orbit Validation Element (Giove) é o primeiro satélite do sistema europeu, que está captando dados sobre o ambiente da órbita para ajudar no projeto da constelação completa.
Os primeiros satélites para validação de órbita representam o primeiro passo para o desenvolvimento do sistema completo, que deverá ter 26 veículos. Quando todos os satélites estiverem em órbita, o que está previsto para 2012, estará consolidado o primeiro sistema civil de navegação satelital.
->Giove-A em fase de testes
(foto: ESA)