Nesta terça-feira, 13 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, para vistoriar as atividades de integração e testes do Cbers-2B, terceiro satélite da parceria entre Brasil e China para observação da Terra.

Acompanhado do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o presidente será recepcionado no Inpe pelo diretor Gilberto Câmara.

O presidente da república também vai inaugurar a nova câmara anecóica do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Inpe. Esta câmara é usada na medição do nível de interferência eletromagnética emitido por um componente ou sistema.

O LIT/Inpe é o único laboratório do gênero no Hemisfério Sul capacitado para a realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. Atualmente, está em fase final a implantação de outra câmara para simulação do ambiente espacial, também adequada para testar satélites de grande porte como o Cbers.

Programa Cbers

O Programa Cbers colocou o Brasil entre as nações que detém a tecnologia do sensoriamento remoto, estratégica para o monitoramento ambiental, aplicações como mapas de queimadas e desflorestamento da região amazônica e estudos na área de desenvolvimento urbano nas grandes capitais do país. Já foram lançados dois satélites e serão outros três até 2011.

O Brasil é, atualmente, o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, graças à política de distribuição gratuita implantada pelo Inpe em junho de 2004. Desde então, já foram distribuídas aproximadamente 290 mil imagens a usuários do território brasileiro. Cerca de 1.500 instituições, entre órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e ONGs, além da iniciativa privada, utilizam as imagens do satélite sino-brasileiro.