A lista de discussão do Yahoo "grupo-geomática" completou três anos no mês de fevereiro. Um dos mais antigos membros do grupo, professor Carlos Silva, escreveu um texto comemorativo para este aniversário:
O fleumático GG
Já se vão 3 anos desde que o GG migrou do campo das idéias de seu criador e se materializou sob a forma de um grupo independente de pesquisadores brasileiros em geomática, espalhados pelo mundo que se comunicam através de e-mail, e que hoje possui uma média de 26 mensagens/mês. O que se iniciou com pouco mais de meia dúzia de membros, conta hoje com 178 associados, tendo, no decorrer desses três anos, ocorrido apenas 3 pedidos de desligamento.
A independência institucional talvez seja a característica mais marcante do GG, que apesar de ser composto por pesquisadores ligados a diversas instituições nacionais e internacionais, não levanta outra bandeira que não seja a divulgação científica, o desenvolvimento como um todo da geomática e áreas afins, oportunidades e possibilidades de crescimento quer seja acadêmico-científico, quer seja profissional.
Nesse período o GG não perdeu sua identidade, não se desvirtuou e se não foi o palco de acalorados debates, foi sim um porto seguro onde protegidos de interesses outros, pode-se acompanhar, ainda que comtemplativamente por alguns, o Estado da Arte nesta área do conhecimento.
Impassível, o GG chega ao final de seu terceiro ano de existência com desafios importantes: Promover uma alimentação mais participativa das informações (quem sabe uma retroalimentação?), manter-se atualizado mesmo a despeito da velocidade das mudanças que ocorrem na área e continuar com a moderação feita por seu idealizador. A simples constatação de como solucionou-se bem estas e outras tarefas até agora, traz esperanças de que esses desafios também serão superados.
Idéias sempre, todas. Incertezas algumas, quem não as tem? Ainda que não haja uma estatística acerca do uso das informações veiculadas pelo grupo e da importância que elas têm no crescimento pessoal e profissional de seus membros, somente sua longevidade já é um indicador de que o GG contribui em algum nível para isso e que por isso mesmo veio pra ficar. Saudações a todos os membros, que em resumo são a alma do grupo.
Carlos Augusto Uchôa da Silva
Laboratório de Geodésia e Topografia
Centro de Tecnologia-Universidade Federal do Ceará
Fonte: Grupo Geomática