A empresa russa Geokosmos completou recentemente um grande projeto de mapeamento na área de óleo e gás, que durou cinco anos. A cliente foi a empresa Nadymgazprom, uma das subsidiárias da Gazprom, que possui uma das maiores reservas de gás natural do mundo.
O projeto de longo prazo foi iniciado em 2002 e cobriu uma área de 5.200 km2 em seis grandes campos de gás condensado na península de Yamal, no noroeste da Sibéria.
A tecnologia utilizada no projeto foi laser scanning aerotransportado combinado com aerofotogrametria digital. A topografia tradicional representou apenas 0.01% do volume total de trabalho.
Frio siberiano
Esse projeto demonstra o grande potencial do uso de laser scanning quando o principal impedimento aos trabalhos são as severas condições ambientais. Os invernos da região duram cerca de oito meses, com temperaturas muito abaixo de zero.
Ao final do trabalho, a Gazprom e a Nadymgazprom obtiveram uma base cartográfica digital da região, com escalas que variam de 1:500 a 1:10.000, além de informações cadastrais e de uso do solo que auxiliam as companhias a analisar a infra-estrutura existente e o volume de investimento para a construção de sistemas de extração e transporte de gás.
Veja abaixo alguns produtos finais do mapeamento realizado pela Geokosmos:
Mais informações: www.geokosmos.com