O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) enviou este mês mais um satélite da série Cbers para a China, como parte do acordo de cooperação científica firmado em 1998 entre os dois países. O transporte da carga de 30 toneladas entre São Paulo e Pequim ficou a cargo da Varig Log.

O novo satélite, desenvolvido e testado na sede do Inpe, em São José dos Campos (SP), foi desmontado e acondicionado em contêineres antes de ser transportado para a China, na quinta-feira, dia 19 de abril. Quando chegou à Pequim, no dia seguinte, o satélite passou por nova bateria de testes para verificar se não ocorreu nenhum problema em sua estrutura durante a viagem.

Para o transporte do satélite, a Varig Log utilizou a sua maior aeronave cargueira: um MD11F com capacidade total de 90 toneladas. A operação da carga extremamente sensível, feita pela operadora de logística em parceria com o agente de cargas Logimasters Dachser, exigiu uma série de cuidados especiais. Entre eles, paletização apropriada, manuseio adequado e até mesmo monitoramento constante da temperatura.