A Garmin anunciou esta semana o lançamento de um serviço para desenvolvedores de sites, que deverá criar um novo mercado para produtores de conteúdo e de serviços. Trata-se de uma área dedicada ao desenvolvimento de páginas na internet compatíveis com os sistemas de navegação da empresa.

O novo serviço oferece recursos livres e licenciados da Garmin, além de Interfaces para Programação de Aplicações (APIs na sigla em inglês) e conjuntos de ferramentas.

O objetivo é que programadores usem a tecnologia de posicionamento da Garmin no desenvolvimento de seus sites, o que vai permitir a integração do grande número de equipamentos da empresa com ferramentas que permitem a comunicação direta com a internet.

As APIs vão permitir a transferência de dados de localização, como waypoints, tracks, mapas digitais e pontos de interesse, entre um navegador e um site, e vice-versa. Para o consumidor final, por exemplo, será muito simples carregar dados de um GPS em uma página pessoal.

Outra possibilidade é carregar os dados do www.geocaching.com – uma espécie de "caça ao tesouro" – em receptores GPS da Garmin, somente clicando em ícones do site.

+Informações
http://developer.garmin.com