A empresa Aeroimagem Aerofotogrametria concluiu, no dia 6 de junho, o processo de levantamento por imagens aéreas do município de Várzea Grande, no Mato Grosso.

Ao todo foram feitas 323 fotografias, a bordo de um avião Navajo, que serão reveladas em Curitiba e, a partir daí, digitalizadas para servirem de base cartográfica no geoprocessamento do município.

O último mapa da cidade foi confeccionado há 24 anos, em 1983. As imagens obtidas neste ano serão transformadas em um mapa atualizado, na escala 1:8.000, que apoiará os gestores municipais na tomada de decisão.

Trabalho de campo

Desde o mês de março está sendo feita a vistoria das edificações e terrenos da cidade. Nesta etapa do trabalho, os técnicos fazem a coleta de dados sobre o proprietário, as características do terreno e das edificações, a área construída e a caracterização das atividades exercidas no imóvel. Além disso, também são feitas fotografias terrestres das fachadas.

A partir do geoprocessamento haverá uma atualização no cadastro técnico dos imóveis da cidade, e espera-se um aumento de 20% do número de terrenos legalizados, o que gerará um incremento na receita do IPTU por parte da administração municipal.

Com informações da Assessoria de Imprensa