O GEOBrasil Summit 2007 começou na manhã de hoje, 17 de julho, com a palestra de Jack Dangermond, presidente da Esri. Ele falou sobre as aplicações de GIS nos mais diversos setores da sociedade e como essa tecnologia pode ajudar no combate aos problemas mundiais.
Dangermond também comentou a respeito da popularização das ferramentas de mapeamento online, como o Google Earth e Microsoft Virtual Earth, e a forma que têm mudado a forma de utilizar e aplicar a informação geográfica.
Na seqüência falou Gilberto Câmara, diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), sobre os trabalhos que o instituto vem fazendo no combate ao desmatamento da região amazônbica. Câmara apresentou alguns dados sobre o projeto Cbers e falou do reconhecimento internacional dos avanços brasileiros na área de GIS.
No fim da manhã, Bob Samborski, diretor executivo da Gita, discursou sobre a relação entre GIS e educação. Samborski apresentou a importância da relação entre as universidades e o mercado de informações geoespaciais.
