A Teodonível Equipamentos Topográficos anunciou a instalação da primeira Estação de Referência de uso comercial com transmissão das correções no formato RTCM em Tempo Real (RTK) por internet Ntrip, na sede da empresa, em São Paulo.

Esta novidade foi apresentada durante o 8º Encontro Gaúcho de Agrimensura e Cartografia, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto na cidade de Santa Maria, RS.

Desenvolvido pela Agência Federal de Geodésia e Cartografia de Frankfurt (BKG), esta tecnologia de transmissão de dados foi liberada ao público em setembro de 2004. A BKG cadastra e controla as estações de referência espalhadas pelo mundo.

Estande Teodonível / SokkiaO Brasil possui dois projetos públicos neste sentido, no IBGE e na Unesp, este há dois anos em caráter experimental e com seis estações de referência em atividade contínua, distribuídas pela região Oeste do Estado de São Paulo.

A Estação de Referência da Teodonível faz parte da parceria inciada em junho de 2007 entre a empresa e a fabricante de equipamentos topográficos Sokkia. A montagem seguiu a Norma de Homologação de Estação GPS do IBGE, denominada SAOP0.

A estação de referência oferece os seguintes servicos:
. Rastreio 24/7 com intervalo de 5";
. Transmissão de correção em tempo real RTCM por internet;
. Transmissão de correção em tempo real por sentença RTCA UHF;
. Dados nos formatos Rinex e Proprietário, para Pós-Processamento.


Estande da Teodonível<-
Foto: divulgação

Resultados

Testes executados em campo com equipamentos dupla-frequência, preparados internamente com um chip celular SIM Card e utilizando a Estação GPS SAOP0, demonstraram que a nova tecnologia Ntrip poderá ser utilizada pelo georreferenciamento de imóveis rurais, com precisão exigida pela Norma Técnica e atigindo alcances superiores a 300 km entre Base e Móvel.

Outros testes realizados verificaram também que a comunicação com o receptor Móvel mantinha-se ativa, recebendo correções da estação SAOP0 e fornecendo Solução Fixa em Tempo Real (RTK).

Georreferenciamento de imóveis urbanos

Num futuro próximo, e aguardando a Norma de Georreferenciamento Urbano, os profissionais de geomática poderão trabalhar com GPS RTK dentro de cidades, sem a preocupação da perda de comunicação.

No evento em Santa Maria foi demonstrado que a comunicação com a estação de referência SAOP0, que distava 900 km do equipamento Móvel, conseguiu determinar a posição com solução flutuante e precisão de 70cm.

+Informações
www.teodonivel.com.br / gabriel@teodonivel.com.br 
www.sokkia.com 
http://ueppgps.prudente.unesp.br 
www.ibge.gov.br 
http://igs.ifag.de