A Novaterra assinou contrato com a Alaska Satellite Facility (ASF) para a distribuição das imagens do satélite japonês Advanced Land Observing Satellite (Alos) para clientes comerciais no Brasil. A ASF é a instituição americana responsável pelo recebimento dos dados do satélite Alos para as Américas.
O Alos foi lançado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa) no dia 24 de janeiro de 2006. O satélite transporta três sensores, sendo dois ópticos (Prism e AVNIR-2) e um radar imageador (Palsar).
O sensor Prism adquire imagens pancromáticas com 2,5 metros de resolução enquanto que o sensor AVNIR-2 obtém imagens multiespectrais (R,G,B e IR) com resolução espacial de 10 metros.
Já o radar imageador, chamado Palsar, é capaz de adquirir imagens através de microondas durante o dia ou à noite, sob qualquer condição climática, com resolução de até 10 metros. A área coberta por cada imagem depende do sensor e respectiva resolução, variando de 35 por 35 km no caso do sensor óptico de 2,5 metros de resolução até cerca de 370 por 300 km para o radar.
Veja abaixo exemplos das imagens de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, dos sensores Prism e AVNIR-2, e da fusão dos mesmos, gerando uma imagem colorida com 2,5 metros de resolução.

->Imagem do sensor Prism

->Imagem do sensor AVNIR-2

->Fusão das imagens, com resolução espacial de 2,5 metros
