A Boeing acaba de finalizar a integração dos equipamentos de vôo no primeiro satélite do bloco IIF do sistema de posicionamento global americano GPS.
O novo bloco de satélites tem o objetivo de trazer novas capacidades para a constalação GPS, como um novo sinal civil e vida-útil mais longa.
A Boeing está construindo 12 satélites do bloco IIF. O próximo passo dos técnicos da Boeing será preparar o satélite para testes dinâmicos em ambiente espacial, com o objetivo de confirmar a integridade estrutural e mecânica. Eles estão também instalando os painéis solares e configurando o satélite, antes que comecem os testes físicos.
Sinal comum para GPS e Galileo
Estados Unidos e União Européia anunciaram, no dia 26 de julho o projeto final do sinal comum para os sistemas GPS e Galileo.
Os sinais resultantes GPS L1C e Galileo L1F foram melhorados por um grupo de trabalho, para que os futuros equipamentos possam rastrear simultaneamente os sinais, com maior precisão e com a minimização dos efeitos indesejados como multicaminho dos sinais, ruídos e interferências.