As agências espaciais da Índia e Rússia estão em plena discussão de futuras parcerias na área de exploração espacial. O general da Agência Federal Espacial Russa (Roskosmos), Anatoly Perminov, reuniu-se com o diretor da Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO), Madhavan Nair, no 58º Congresso de Astronáutica Internacional (IAC), que está acontecendo entre 24 e 28 de setembro em Hiderabar, na Índia.

Um encontro para levar a parceria adiante, na área de viagens espaciais, está marcado para novembro. No início do próximo ano os dois países vão lançar um satélite de pesquisa, chamado Youth Sat, construído por estudantes.

Também faz parte da atual parceria o projeto Coronas-Photon, no qual um instituto de pequisa indiano está construindo um telescópio de raios gama para uma veículo espacial russo, que será enviado ao espaço em meados de 2008 para estudos de física solar.

Glonass

As discussão também estão sendo feitas para o lançamento, por parte da Índia, dos satélites Glonass-M, e com a parceria no desenvolvimento na próxima geração do sistema global russo de navegação por satélites, o Glonass-K.

GNSS Indiano

A Índia vai desenvolver sua própria versão de Sistema Global de Navegação por Satélites (GNSS), com o lançamento de sete satélites nos próximos seis anos, segundo o comunicado da ISRO.

O Sistema Regional Indiano de Navegação por Satélites (IRNSS) deverá estar operacional em 2012, e poderá ser usado para mapeamento, comunicações, transportes, busca e salvamento, entre outras aplicações.

O primeiro satélite da futura constelação deverá ser enviado ao espaço até no máximo 2009.