Duas câmeras do satélite Cbers-2B foram ligadas pela primeira vez na terça-feira, 25 de setembro . Ainda em testes, as imagens da WFI e da CCD foram gravadas na Estação de Cuiabá, unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Chamado pelos técnicos de “período de comissionamento”, nestes primeiros 30 dias todos os subsistemas e câmaras do satélite enfrentam testes regulares em órbita, para verificar e corrigir eventuais problemas, tanto na aquisição como no processamento das imagens.
As imagens foram gravadas durante duas passagens do satélite pelo território brasileiro – às 10h18 e 11h58, horário de Brasília – e abrangem parte da região amazônica.
Parceria
Em parceria com a Gisplan, uma empresa nacional, o Inpe desenvolveu um moderno sistema de processamento das imagens, que são recebidas na unidade do Inpe em Cuiabá, no Mato Grosso, passando em seguida para a unidade de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, para processamento e distribuição aos usuários.
Pesquisa sobre usuários
A pesquisa sobre os usuários das imagens do Cbers, lançada no último dia 12, já tem mais de mil participantes, e tem o objetivo de promover a melhoria do programa, conhecer o perfil dos seus usuários e a aplicabilidade das imagens.
Os interessados que queiram participar da pesquisa poderão enviar seus dados atualizados até o dia 15 de outubro, utilizando os formulários eletrônico ou impresso, disponibilizados em www.dgi.inpe.br/pesquisa2007 .
+Informações
cbers_pesquisa2007@dgi.inpe.br
(12) 3186-9226
