Há exatamente 50 anos a humanidade enviou o primeiro satélite artificial para a órbita da Terra. O Sputnik foi lançado por um foguete R7 no dia 4 de outubro de 1957, pela União Soviética, e deu início à corrida espacial.

A função principal do Sputnik, uma esfera de 58 centímetros de diâmetro e aproximadamente 90 quilos, era emitir um sinal de rádio que pudesse ser sintonizado por receptores na Terra.

O lançamento do Sputnik iniciou um processo de corrida espacial que gerou duas vertentes tecnológicas distintas.

Uma das vertentes levou ao projeto de missões tripuladas, com grande esforço tecnológico e organizacional. A outra levou à criação de satélites não-tripulados, que executam funções mais difíceis de serem feitas por humanos.

Cotidiano

Atualmente, os satélites estão em todo lugar, com aplicações práticas na vida de toda a humanidade, nas áreas de telecomunicações, observação da Terra, navegação e localização por GNSS, entre outras.

Hot-site da Nasa

A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) apresenta em seu site um especial om trechos de entrevistas com astronautas, engenheiros e cientistas, com uma perspectiva histórica sobre o lançamento do Sputnik. Veja mais em www.nasa.gov.

Sputnik no Google

O buscador Google homenageia os 50 anos de lançamento do Sputnik em sua tela inicial. Acesse www.google.com e veja a menção ao Sputnik no logotipo da empresa.