Devido ao aumento da velocidade de transformação e desenvolvimento da região de Entre Douro e Vouga, em S. João da Madeira, Portugal, tem havido um aumento progressivo nas exigências de precisão das ferramentas de posicionamento, que suportam infra-estruturas topográficas, cartográficas, geodésicas e de sistemas de informação georeferenciada.

A constituição da Estação de Referência Permanente GPS na região permite o uso de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) para situações que exijam precisão centimétrica e em tempo real, através de novas tecnologias de comunicação baseadas na internet e na tecnologia GPRS.

Fase inicial de testes

Atualmente a Estação de GPS encontra-se em fase experimental de funcionamento, tendo já decorrido o processo de coordenação por parte da entidade nacional competente, o Instituto Geográfico Português (IGP), que levou à sua aceitação e inclusão na Rede Nacional de Estações Permanentes (Renep). Esta é a primeira Estação da rede constituída por uma entidade externa ao Instituto.

Prevê-se para breve a conclusão da fase experimental de funcionamento, durante o qual tem sido apenas utilizada pelos serviços das Câmaras Municipais, e o anúncio oficial da sua disponibilização ao público em geral.

Leia notícias diárias sobre GPS, Galileo, Glonass, Serviços Baseados em Localização (LBS), Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Geoprocessamento, Imagens de Satélites, Cartografia e Cadastro em Portugal