Devido ao aumento da velocidade de transformação e desenvolvimento da região de Entre Douro e Vouga, em S. João da Madeira, Portugal, tem havido um aumento progressivo nas exigências de precisão das ferramentas de posicionamento, que suportam infra-estruturas topográficas, cartográficas, geodésicas e de sistemas de informação georeferenciada.
A constituição da Estação de Referência Permanente GPS na região permite o uso de Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) para situações que exijam precisão centimétrica e em tempo real, através de novas tecnologias de comunicação baseadas na internet e na tecnologia GPRS.
Fase inicial de testes
Atualmente a Estação de GPS encontra-se em fase experimental de funcionamento, tendo já decorrido o processo de coordenação por parte da entidade nacional competente, o Instituto Geográfico Português (IGP), que levou à sua aceitação e inclusão na Rede Nacional de Estações Permanentes (Renep). Esta é a primeira Estação da rede constituída por uma entidade externa ao Instituto.
Prevê-se para breve a conclusão da fase experimental de funcionamento, durante o qual tem sido apenas utilizada pelos serviços das Câmaras Municipais, e o anúncio oficial da sua disponibilização ao público em geral.