O desenvolvimento das técnicas espaciais de posicionamento nas décadas recentes, de que se destaca o GPS, e as altas precisões a elas associadas, permitiram a introdução de novos conceitos e paradigmas na definição dos sistemas geodésicos de referência e respectivos referenciais.

O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Geográfica da Região Sul da Ordem dos Engenheiros de Portugal decidiu organizar uma Conferência subordinada ao tema “Sistemas de referência geoespaciais”, que se realizará na Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, no próximo dia 15 de novembro.

Sistemas evolutivos

A ação abordará a evolução dos sistemas de referência desde o datum geodésico clássico até a presente data, com particular ênfase nas técnicas e definição dos atuais sistemas de referência e referenciais geodésicos de âmbito continental e global.

Esta conferência tem uma motivação especial resultante da implantação, em Portugal, de redes de estações de referência GNSS acessíveis aos usuários profissionais e não profissionais, e da adoção de um novo sistema de georreferenciamento.

+Informações
www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=2657