As promotoras de eventos Reed Exhibitions e Alcantara Machado lançaram na semana passada as primeiras feiras após a joint venture das companhias, cuja nova configuração deve ser anunciada ao mercado no começo de novembro. Tratam-se das feiras AmbientalExpo (Feira e Congresso Latino-Americano de Soluções Ambientais) e ExpoGPS (Feira e Congresso Latino Americano de Localização e Rastreamento).
Com esses eventos, as empresas passam a ter 29 feiras ativas no País. Outros 50 eventos também compõem o portfólio da Alcantara Machado.
A ExpoGPS será voltada para soluções de monitoramento e rastreamento de veículos, navegadores, serviços de localização, provedores de conteúdo, desenvolvedores de soluções, hardware, entre outros.
"Uma pesquisa divulgada pela revista ABI Research mostra que existem hoje 12 milhões de dispositivos ativos com GPS em todo o mundo", diz José Danghesi, diretor da feira. Segundo o executivo, a previsão é que esse número cresça 26 vezes nos próximos quatros anos, atingindo 312 milhões de aparelhos.
Apesar de não ter dados sobre a representatividade desses equipamentos no Brasil, Danguesi afirma que a demanda é cada vez maior. Por isso, "o evento pretende ir muito além da localização, trazendo novas aplicações e soluções para atender às necessidades variadas de empresas e pessoas".
Emerson Granemann, consultor do ExpoGPS e publisher da revista InfoGPS, acredita que “a ebulição na área de localização e rastreamento é grande e o momento é muito oportuno para o evento”.
A ExpoGPS vai ocorrer entre os dias 15 e 17 de julho de 2008, junto ao 9º Geo Summit Latin America, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento conta com o apoio da revista InfoGPS, Gristec e NTC Logística.