Os taxistas de Nova Iorque entraram em greve nesta segunda-feira em protesto contra as novidades tecnológicas instaladas em seus veículos. Os aparelhos permitem que o cliente assista à TV e pague as corridas com cartão de crédito. Os líderes sindicais, contudo, reclamam de falhas no sistema e de "invasão da privacidade" dos motoristas.
Os aparelhos instalados nos carros permitem que as empresas de táxi achem seus veículos na cidade através de um sistema de GPS. O localizador por satélite ajudaria, por exemplo, a encontrar objetos perdidos pelos clientes nos carros.
Os sindicalistas dizem que a privacidade do motorista é prejudicada e que a tecnologia não funciona. "Há várias zonas mortas pela cidade, onde a máquina simplesmente não funciona", disse Bhairavi Desai, diretor da Aliança dos Trabalhadores de Táxis. Segundo ele, o uso do cartão de crédito vem falhando constantemente. "Um passageiro passa o cartão e salta do carro. Três minutos depois, vem a mensagem de que o cartão foi rejeitado."
Adesão parcial
A adesão à greve não foi total, e a prefeitura criou um plano de emergência para garantir que não haja caos no transporte da cidade. Os responsáveis pelo setor dizem que os novos aparelhos melhoram a vida dos passageiros dos táxis e, portanto, serão mantidos. Essa é a segunda greve de taxistas em apenas seis semanas em Nova Iorque.