Pesquisadores da Michigan Technological University criaram uma alça capaz de capturar a energia gerada pelo movimento para cima e para baixo de uma mochila de acampamento e utilizá-la para carregar pequenos aparelhos eletrônicos portáteis.

O sistema poderá ser usado, por exemplo, para carregar dispositivos de GPS ou lâmpadas. A mochila também poderá gerar energia suficiente para carregar um celular ou outro dispositivo portátil, como um MP3 player. Segundo os engenheiros, 20 minutos de caminhada poriam render 2,5 minutos de conversa no celular.

As alças são feitas de um polímero similar ao nylon que produz uma corrente AC flutuante, que pode ser armazenada em uma bateria ou capacitor.

Nanotecnologia

Os pesquisadores fizeram uma parceria com a empresa NanoSonic para desenvolver um eletrodo incorporado à superfície da alça, usando nanotecnologia.

A pesquisa é financiada pelo Departamento de Pesquisa Naval, que está investigando fontes de energias para fuzileiros navais em campo. Os pesquisadores estão buscando apoio adicional para desenvolver um protótipo e comercializar a invenção.