A Prefeitura de Rio Claro, cidade a 175 km de São Paulo, começa a desenvolver seu sistema de cartografia digital. A implantação desta nova ferramenta conta com a parceria entre Unesp de Rio Claro e a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente.

A nova base cartográfica servirá de base para a implantação de um novo cadastro territorial multifinalitário. Este novo cadastro será uma ferramenta para o planejamento físico e controle do uso do solo do município, além de oferecer informações para a implantação de serviços municipais e ordenação geral do território.

Agilidade para tomada de decisões

Os mapas gerados a partir dessas informações poderão oferecer informações como pontos de enchentes e áreas com determinados problemas, como locais de deposição irregular de resíduos, dentre outros. Isso permite maior agilidade na análise das informações e tomadas de decisões.

Para implantar o sistema a Prefeitura investiu R$ 92 mil em softwares especialmente desenvolvidos para esta finalidade, além de adquirir um computador, e contratar uma parceria com a Unesp, que possibilitará a participação de especialistas para acompanhar e orientar o trabalho, que deverá ser concluído em um ano. A equipe da universidade também vai colaborar na elaboração das leis complementares do Plano Diretor de Rio Claro.