O novo livro da Esri, “Empowering Electric and Gas Utilities with GIS”, mostra que a tecnologia do Sistema de Informação Geográfica (GIS) é extremamente importante em todos os aspectos de uma empresa de Utilities.

"As empresas de energia e gás estão percebendo o grande impacto que o GIS pode ter em toda parte de suas operações," diz o autor Bill Meehan, que forneceu dezenas de exemplos de aplicação tecnologia geoespacial nas empresas de Utilities nos mais variados países.

Segundo Meehan, as empresas de Utilities geralmente utilizam o GIS para mapear uma rede, como as linhas da companhia de energia elétrica ou gás. Porém, as aplicações da tecnologia vão muito além disso, sendo possível fazer a localização de linhas de energia ou vazamentos de gás.

O leitor poderá entender como o GIS trabalha bem em toda empresa de Utilities para:
– Fornecer melhor serviço de atendimento ao cliente;
– Otimizar a tomada de decisão e reduzir os custos de operação;
– Localizar perdas por vazamento ou ainda interrupções na produção de energia elétrica por defeito no gerador ou na linha de transmissão;
– Restaurar a energia e o gás;
– Gerenciar ativos como fios, transformadores e minimizar riscos;
– Conduzir o planejamento da empresa;
– Encontrar os melhores locais para novas plantas incluindo sistemas de energia solar;
– Melhorar a logística com um rastreamento das ordens de trabalho e equipes.

Fluxo de trabalho

Segundo Meehan, "o GIS é muito mais que uma simples produção de mapas padronizados para as empresas de Utilities." Para ele, "o GIS é um elemento fundamental, direta ou indiretamente, em todo fluxo de trabalhos de uma empresa de Utility".

O livro “Empowering Electric and Gas Utilities with GIS”, com 280 páginas, está disponível em www.esri.com/esripress. Para obter mais informações, entre em contato com a Imagem pelo e-mail info@img.com.br.