A Prefeitura de Dourados, no Mato Grosso do Sul, lança nesta terça-feira o Banco de Dados Multifinalitário, com o objetivo de centralizar num só local as informações de todas as secretarias e órgãos da administração municipal. O trabalho de criação e implantação deste banco de dados está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente.
A Secretaria de Planejamento afirmou que a criação do banco de dados faz parte do processo de modernização da administração municipal iniciado em 2001. A implantação deste banco de dados está sendo possível devido a outras ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria, como a criação da Superintendência de geoprocessamento, aprovação do Plano Diretor, atualização da base cartográfica de todo o território municipal; atualização do cadastro imobiliário; e a criação da carta geotécnica.
Acesso aos dados pela internet
O Banco de Dados Multifinalitário poderá ser acessado através da internet em qualquer computador pelos servidores públicos indicados por cada órgão ou secretaria da Administração Municipal. A atualização do banco de dados será feita por cada secretaria ao final de cada mês por um gerente de banco de dados.
A Prefeitura utilizará software livre no Banco de Dados Multifinalitário e a coleta de dados deverá estar concluída em agosto de 2008. As primeiras informações a constar neste banco de dados são as relativas aos contribuintes do IPTU e ISSQN. Depois serão inseridos os dados das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.