O governo do estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) realizou o lançamento do mapeamento geológico do estado, denominado Projeto Noroeste de Mato Grosso, que avalia o potencial mineral desta região.

O mapeamento geológico da região noroeste de Mato Grosso foi iniciado em 2005, numa área de 54 mil Km2, composta pelas folhas Aripuanã, Juína e Tapaiúna, abrangendo os municípios de Aripuanã, Juína, Juara, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Juruena, Castanheira e Cotriguaçu.

Além de fornecer as informações indispensáveis para o conhecimento geológico da região, o Projeto Noroeste, realizado na escala 1: 250.000, é importante para detectar ocorrências minerais associadas aos ambientes geológicos e fornecer subsídios para que a iniciativa privada realize investimentos no local.

O mapeamento foi realizado em oito etapas de campo, contando com três equipes de geólogos, mais oito etapas de para os trabalhos de prospecção geoquímica com três equipes formadas por técnicos em mineração.