A Esri Portugal, em parceria com a Softland-Geomática, empresa de serviços, conteúdos e equipamentos na área de geomática, desenvolveu uma solução que visa controlar, periodicamente, a proliferação de construções clandestinas.
A solução consiste numa aplicação que detecta automaticamente qualquer construção a partir de imagens de satélite. Dada a crescente adoção por parte dos municípios portugueses da digitalização de cartografia, assim como da implantação de Sistemas de Informação Geográfica, esta solução pode, segundo a empresa, ser facilmente implementada em articulação com outras aplicações dos municípios.
Uma aplicação que torna desnecessária a presença física de um técnico proporciona mais eficácia, não só nos custos de deslocamento, como no tempo economizado no agendamento de visitas, na consulta de plantas, comparando e analisando-as.
Através de um processo simples, todas as alterações são apresentadas na tela do computador e facilmente reconhecidas as construções de origem ilegal.