O Ministério da Ciência e Tecnologia acaba de criar a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede-Clima).

A rede terá o objetivo de gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. Além disso, produzirá dados e informações necessárias ao apoio da diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças do clima.

Outra proposta é que a rede atue na realização de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas globais e regionais no Brasil, com ênfase nas vulnerabilidades do país às mudanças climáticas e estude alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil a essas mudanças.

Os efeitos no uso da terra e nos sistemas sociais, econômicos e naturais causados pelas emissões brasileiras de gases também serão pesquisados pela rede. Os trabalhos realizados pela Rede serão avaliados por uma comissão externa, a cada três anos.