As imagens geradas pelas câmeras WFI e CCD do satélite Cbers-2B, lançado no dia 19 de setembro, estão disponíveis no catálogo de imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De acordo com a política de distribuição de imagens dos governos brasileiro e chinês, o acesso e o download dos arquivos é gratuito. Após a solicitação, a imagem é enviada por e-mail ao usuário em até 10 minutos.
Câmeras
O Cbers-2B (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) carrega em sua carga útil três câmeras imageadoras: a CCD e a WFI, também integrantes do Cbers-2 (lançado em 2003), e a HRC – Câmera Pancromática de Alta Resolução, que substitui o escaner IRMSS, presente no Cbers-2.
A WFI produz imagens de uma faixa de 890 quilômetros de largura, permitindo a obtenção de imagens com resolução espacial de 260 metros. No período aproximado de cinco dias obtém-se uma cobertura completa do globo.
Já a câmera CCD fornece imagens de uma faixa de 113 quilômetros de largura, com uma resolução de 20 metros. São necessários 26 dias para uma cobertura completa da Terra.
Por sua vez, a câmera HRC fornecerá imagens com 2,7 metros de resolução espacial, numa faixa de 27 quilômetros de largura. O modo operacional do Cbers-2B fará com que o ciclo de revisita desta câmera seja de 130 dias.
Adicionalmente, foram incorporadas outras melhorias relacionadas ao controle de posicionamento do satélite e também ao sistema de gravação a bordo.
