Um questionamento de uma professora de primário levou o geógrafo Rafael Straforini repensar a geografia. A professora, sua amiga, lhe perguntou por onde o ensino da matéria a crianças deveria começar. Seria das noções básicas do “seu” espaço (casa, rua, quadra…) ou de uma noção mais ampla como o mundo, os países, etc.? Por onde a criança deve começar a aprender geografia?

Motivado por essa dúvida, Straforini desenvolveu uma obra com a mesma temática, com o objetivo de demonstrar que a geografia pode se tornar interessante e viva. Em seu livro “Ensinar Geografia – O desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais” ele contextualiza a dificuldade dos educadores, bem como questiona o ensino dado hoje em dia. Seu pensamento conduz o leitor a um ponto onde é mais fácil responder às dúvidas iniciais e enxergar a possibilidade de um ensino mais fácil da geografia.

Da editora AnnaBlume, com 190 páginas, “Ensinar Geografia…” é um guia para o leitor/professor interessado a ministrar aulas de modo mais atraente ao aluno das primeiras séries. O livro é vendido em nosso site e o preço é 28,82 reais e 25,93 para assinantes da MundoGEO.