Os últimos dias de 2007 foram movimentados na área dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS). Estados Unidos e Rússia enviaram ao espaço novos satélites e aqueceram ainda mais a corrida espacial no mercado de localização.

GPS IIR-M

Um satélite do novo bloco do sistema GPS, denominado GPS IIR-M, foi lançado do Cabo Canaveral no dia 21 de dezembro a bordo e um foguete Delta II. Este foi o segundo lançamento da missão GPS IIR-M em dois meses.

Chamado de GPS IIR-18M, o satélite é o quinto de uma série de oito do blogo IIR-M e foi projetado e construído pela empresa Lockheed Martin.

Glonass-M

A Rússia lançou no dia 26 de dezembro três satélites como parte do sistema de navegação Glonass, da base de Baikonur, no Casaquistão. Os veículos fazem parte do bloco Glonass-M, e vão se somar a outros 16 satélites já em órbita.

Para 2008, está previsto o lançamento de outros seis satélites. Já para 2009, os primeiros satélites da série Glonass-K deverão ser enviados ao espaço, e o sistema deverá estar completo, com 24 satélites.

Quatro sistemas no espaço

Glonass e GPS saem bem na frente, porém em um futuro não tão distante deverão conviver com dois novos sistemas globais de navegação satelital, o europeu Galileo e o chinês Beidou.