O aquecimento global já começou a modificar a silhueta do planeta. O degelo progressivo do Ártico e o avanço da desertificação estão provocando alterações geográficas que, à medida em que se consolidam, encontram espaço nos mapas.

Um exemplo é a forma do lago Chade, que fica na fronteira entre Chade, Nigéria, Níger e Camarões, que tinha tamanho muito diferente do atual ao ser descoberto e mapeado por exploradores europeus no século XIX. A extensão do lago se reduziu em mais de 80%, em função das alterações climáticas e da demanda crescente por água. A imagem do novo lago Chade é uma das alterações geográficas reveladas no novo Atlas Universal compilado por uma parceria entre o Instituto Cartográfico da Catalunha (ICC) e a Editora Planeta.

Trata-se do primeiro atlas publicado na Espanha com cartografia própria, graças ao bem equipado fundo de documentos do ICC. Para a execução do trabalho, que levou dois anos, foram utilizadas as mais recentes tecnologias aplicadas à cartografia, o que permitiu trabalhar com novos desenhos que facilitam a leitura e interpretação dos mapas.

O atlas foi publicado em espanhol, mas o Grupo Planeta está negociando com outras editoras traduções para o francês e o italiano. Também está disponível uma edição em catalão lançada há sete anos pelo ICC e pela Enciclopédia Catalã.