Portugal vai ter brevemente informação geográfica disponibilizada no Virtual Earth, ferramenta da Microsoft para visualização de dados na internet, graças a um acordo entre a empresa norte-americana e o Instituto Geográfico Português (IGP).

O acordo com a Microsoft possibilitará à administração pública portuguesa a utilização desta plataforma para incorporar informação geográfica.

O sistema deverá entrar em funcionamento em Portugal no primeiro trimestre de 2008, depois da respectiva apresentação pública. Portugal será um dos primeiros países a adotar esta lógica de funcionamento para a promoção de informação geográfica no apoio à administração pública.

Benefícios para o cidadão comum

Quem consultar o Google Earth ou o Microsoft Virtual Earth poderá verificar que a informação disponível sobre Portugal não é coerente. Há áreas com informação bastante atualizada e muito precisa, mas outras com pouco pormenor, que só permitem uma visão desfocada do território.

Graças ao acordo entre o IGP e a Microsoft, os internautas passarão a ter um conhecimento uniforme e harmonizado de tudo o que existe em termos de exploração de informação geográfica.

Atualmente, já existem sites para consulta de informação geográfica facultados pelo IGP, mas a colocação da referida informação no Google Earth e no Microsoft Virtual Earth facilitará muito o acesso a esta informação.

Fonte: Diário Digital