A Norma Técnica de georreferenciamento de imóveis rurais do Incra exige que as propriedades sejam devidamente mapeadas por profissionais habilitados. O trabalho de campo geralmente é executado segundo a Norma, porém muitos trabalhos têm sido reprovados pelo Incra por insuficiência de informações ou erros nas peças técnicas.

O Centro Integrado de Estudos em Geoprocessamento (Cieg) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece o curso Georreferenciamento de Imóveis Rurais, padrão Incra (Lei 10.267/01) – Como elaborar e apresentar as peças técnicas, entre os dias 3 a 6 de março de 2008.

Com o objetivo de capacitar os participantes na elaboração e apresentação das peças técnicas junto ao Incra, o curso mostra os principais problemas encontrados, e sua resolução, na apresentação das peças técnicas a serem apresentadas pelos profissionais habilitados.

Conteúdo programático:
– Como proceder em serviços de georreferenciamento de acordo com a Lei 10.267/2001;
– Materialização dos vértices;
– Levantamento e processamento;
– Análise dos relatórios gerados no processamento de dados GNSS;
– Parâmetros de qualidade do serviço técnico;
– Roteiro para a Certificação de peças técnicas de georreferenciamento de imóveis rurais junto ao Incra;
– O que escrever no relatório;
– Seqüência passo-a-passo do conteúdo de um relatório ténico;
– Problemas encontrados na elaboração do relatório e das peças ténicas;
– Como orçar serviços de georreferenciamento de imóveis rurais padrão Incra.

Voltado para profissionais que atuam ou irão atuar com georreferenciamento de imóveis rurais de acordo com a lei 10.267/01, o curso é recomendado aos profissionais já habilitados, ou em fase de habilitação, e que estejam tendo dificuldades na elaboração das peças técnicas.

O curso será ministrado por Wilson Anderson Holler, engenheiro cartógrafo e pós-graduando em geoprocessamento pela UFPR.

+Informações
www.cieg.ufpr.br 
cieg@ufpr.br