Um teste com o serviço de aumentação geoestacionário Egnos foi realizado este mês no aeroporto de San Sebastian, na Espanha, para guiar uma aeronave do tipo Dash-8 durante o pouso.

O Egnos é um programa da Agência Espacial Européia, Comissão Européia e Eurocontrol. É formado por uma rede de elementos ao redor da Europa, que coleta, grava, corrige e melhora os dados do sistema global de navegação por satélites GPS.
 
Sinais modificados são então retransmitidos, via satélites geoestacionários, para os receptores dos usuários, oferecendo assim precisão melhor do que dois metros na posição, comparados aos 15 a 20 metros fornecidos pelo sistema GPS isoladamente. Além disso, o Egnos fornece informações sobre a qualidade dos sinais.

Pousos e decolagens

O Egnos oferece a possibilidade de pouso por instrumentos similar aos instrumentos ILS convencionais, porém sem a necessidade da instalação de uma infraestrutura de navegação em todo o aeroporto. Os testes realizados no aeroporto de San Sebastian fazem parte do projeto Giant, para introdução do Galileo e do Egnos no setor de aviação civil.

Os resultados das demonstrações serão apresentados na conferência européia de navegação ENC-GNSS 08, que será realizada na cidade de Toulouse em abril 2008.