A Hiparc Geotecnologia, empresa especializada em cartografia, imagens de satélite e sistemas de informação geográfica, acaba de concluir o trabalho de aerolevantamento e restituição planialtimétrica do Rio Jequitinhonha, que abrange grande parte do nordeste do Estado de Minas Gerais e sudeste da Bahia.
O projeto, contratado pela empresa baiana Coelba, consiste em uma restituição aerofotogramétrica em 3D de todo o percurso do rio Jequitinhonha. O objetivo do trabalho é conhecer a área para investir na produção de energia na região.
O projeto é uma parceria da Neoinvest (Grupo Neoenergia), Furnas e Cemig. Também faz parte do estudo a reconstituição aereofotogramétrica do Rio Araçuaí.
O Grupo Neoenergia é o terceiro maior investidor privado do setor elétrico brasileiro. É formado pelas distribuidoras Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), e pelas geradoras e transmissoras Itapebi, Termopernambuco, Afluente, Baguari I, Goiás Sul e Geração C III, e a comercializadora NC Energia.