O Leica GeoMoS v4.0 é a mais recente atualização do sistema da Leica conhecido como GeoMoS, um software flexível, escalável e customizável para uma grande variedade de aplicações de monitoração, indicado para geodésia e geotecnia.
A nova versão permite a integração de sensores geotécnicos e a adição de "sensores virtuais" para a combinação de medidas com alta precisão. Com a nova tecnologia, tanto medidas dos sinais como a estimulação dos sensores são levadas em conta no resultado final.
Movimentos de terra
Sensores geotécnicos medem deslocamentos e movimentos de terra não-georreferenciados, e os efeitos ambientais relacionados.
Os usos mais freqüentes desses tipos de sensores são:
– medidas diretas de parâmetros mecânicos, elétricos, termais, químicos e ópticos;
– medidas relativas de movimentos em estruturas;
– medidas sob a superfície ou no interior do material da estrutura;
– medidas dos efeitos ambientais, que podem ser usadas para calibrar outros instrumentos (por exemplo correções meteorológicas para estações totais).
A complementação de medidas geodésicas com dados geotécnicos pode ajudar a entender as razôes para qualquer movimento detectado, e assim prever futuras deformações.
Sensores virtuais
A técnica que utiliza "sensores virtuais", do Leica GeoMoS v4.0, consiste em modelar os dados de saída de um sensor usando constantes, funções matemáticas e operadores lógicos. Os sensores virtuais podem ser usados para calibração de medidas ou computação de parâmetros de interesse, como por exemplo torção.
+Informações
www.leica-geosystems.com