O Centro Universitário Feevale recebeu, na noite de 26 de março, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), com o projeto "Sistema de informações geográficas aplicado à administração dos campi I e II do Centro Universitário Feevale". O professor Reginaldo Macedônio, autor do projeto, e o pró-reitor de Planejamento e Administração, Alexandre Zeni, estiveram presentes na cerimônia realizada no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.
A Instituição foi a única finalista do Rio Grande do Sul, concorrendo ao lado de outras cinco instituições de ensino do País – duas de Santa Catarina e três de São Paulo.
O objetivo do Prêmio Nacional de Gestão Educacional é incentivar e valorizar práticas eficazes de gestão educacional no território brasileiro, destacando e reconhecendo o desempenho das instituições de ensino. Para isso, são premiadas as organizações que realizam ações inovadoras nesse âmbito de atuação e que tenham êxito na melhoria da qualidade de seus processos acadêmicos e organizacionais.
Projeto GIS
O projeto "Sistema de informações geográficas aplicado à administração dos campi I e II do Centro Universitário Feevale" foi implantado na Instituição em 2001, com a criação do Laboratório de Geoprocessamento, com o objetivo de auxiliar o setor de Apoio do Campus II a gerenciar os espaços físicos e reduzir os custos operacionais.
Além disso, integrou o Laboratório de Geoprocessamento com os diversos setores, através de uma prática de gerenciamento de facilidades, agilidade e facilitação do processo de tomada de decisão na área de gestão acadêmica.
Para executar o projeto, foram levantadas informações dos espaços físicos, através de plantas e layouts, bem como da infra-estrutura dos mesmos. Com essas informações cadastradas no banco de dados do Laboratório de Geoprocessamento, foram criados diversos aplicativos para atender as necessidades de cada setor, utilizando o conceito de gerenciamento de facilidades.
Benefícios para a Feevale
Além de ter rendido a publicação de um livro e de diversos artigos, em nível nacional e internacional, o desenvolvimento do projeto acarretou em inúmeros benefícios para a Feevale. Um deles foi o cadastro dos reservatórios de água, cortinas, extintores, ramais telefônicos, produtos de higienização, equipamentos de segurança, impressoras, monitores, processadores e novas plantas dos campi, entre outros.
Também foi possível integrar sistemas para locação de turmas e reservas de salas e espaços, bem como disponibilizar, via Internet, a localização das salas de aula, laboratórios e outras informações para área acadêmica e administrativa.
