Em 27 e 28 de março, o Centro de Informação do Galileo para a América Latina (GIC) organizou com sucesso o primeiro Ponto de Encontro Galileo para Indústrias, na Câmara Argentina de Comércio, em Buenos Aires.

O encontro foi realizado no âmbito das atividades do GIC, que apóia desde 2005 Atividades Internacionais de P&D, supervisionado pela Autoridade Européia Supervisora de GNSS (GSA).

Cooperação

As Atividades de Cooperação Internacional são consideradas chave para obter os benefícios globais do Galileo e Egnos. O desafio para os próximos anos é apoiar a indústria local para identificar as necessidades regionais e criar uma base sólida e suportar a indústria local no desenvolvimento de sua própria fatia do mercado de aplicações.

Nesse contexto, foi realizado o Ponto de Encontro Galileo para a Indústria, idealizado para fomentar a Cooperação Internacional e estimular perspectivas de Cooperação de longo prazo nos Programas Europeus de GNSS. O evento, supervisionado pela GSA, representada pelo Dr. Daniel Ludwig, teve mais de 60 participantes dos setores privado, organizações de pesquisa, e instituições públicas e governamentais.

Primeiro dia

Durante o primeiro dia, as últimas notícias sobre os programas Galileo e Egnos e os correspondentes passos que estão por vir foram apresentados pela GSA. Depois as diferentes iniciativas nacionais em GNSS e perspectivas foram apresentadas em distintos níveis governamentais, incluindo o Secretário da Indústria, Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica (ANPCyT), Organização Governamental de Pesquisa Aplicada (Invap), Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (Inti) e Universidade de La Plata.

As principais novidades das Atividades Internacionais em progresso na região também foram apresentadas: as atividades do Consórcio Latino e o seu Centro de Informação do Galileo, as atividades do Consórcio Celeste que apóiam o plano regional de GNSS, a introdução dos Serviços do Galileo e a implementação da infraestrutura do fLAre para demonstração do sistema de aumentação.

Segundo dia

O segundo dia foi dedicado a Mesas Redondas para a Indústria em aplicações específicas de GNSS. Discussões e debates foram abertos sobre LBS, Meio-Ambiente, Transporte e Receptores Profissionais, liderados pelos mais importantes atores nacionais da área: Telespazio Argentina, Tesacom, Localizar-T, GeoSystems e American Tracer.

Todas as apresentações estão disponíveis no Centro de Informação do Galileo.