A Autoridade Supervisora de GNSS (GSA) da Europa acaba de lançar uma nova versão do Documento de Controle de Interface referente ao Serviço Aberto do Sinal-no-Espaço, o OS SIS ICD. Esse documento vai habilitar os desenvolvedores a criar produtos e aplicações que serão compatíveis com o sistema Galileo. O documento é aberto para consulta pública.

Os satélites do Galileo vão comunicar-se com usuários terrestres através do emprego de sinais de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA, na sigla em inglês), transmitidos em três diferentes bandas de freqüência. Para habilitar a comunidade de usuários do Galileo, como fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de aplicações, a interagir com sucesso e eficientemente com o sistema de navegação e estimular o desenvolvimento rápido do mercado de produtos de usuários finais, a GSA lançou o novo esboço do Documento de Controle de Interface referente ao Serviço Aberto do Sinal-no-Espaço (OS SIS ICD) do Galileo.

ICD

Documentos de Controle de Interface (ICD, na sigla em inglês) são componentes vitais de sistemas de engenharia, pois definem e controlam a(s) interface(s) de um sistema, e então claramente e acuradamente definem os requisitos que as aplicações precisam preencher. Em resumo, ICDs descrevem como acessar as funções e serviços fornecidos por um serviço, via sua interface.

Sintonia fina do sinal

Essa é a segunda versão do OS SIS ICD do Galileo; a primeira foi publicada em maio de 2006. A nova versão incorpora, entre outras coisas, a descrição da modulação MBOC para o sinal E1 do Galileo. A modulação MBOC é o resultado de um esforço cooperativo entre União Européia e Estados Unidos. Adicionalmente, a estrutura das mensagens de retorno do serviço de Busca e Resgate (SAR, na sigla em inglês) são descritas na nova versão.

Consulta pública

Mesmo com essas novas informações, o Galileo SIS ICD ainda é um trabalho em progresso. Para alcançar a sintonia fina e para fazer do documento o mais útil possível, a GSA abriu um processo de consulta pública em sites na internet para angariar comentários da maior audiência possível, tanto dentro como fora da Europa. Esse processo de consulta terminará em maio de 2008. Para participar, os interessados devem registrar-se e baixar um formulário específico para comentários.

Para acessar o Galileo OS SIS ICD e para saber como participar do processo de consulta pública, acesse o site da GSA.

Fonte GSA