A fase preliminar da carta de risco de Funchal, executada pelo Centro de Estudos da Macaronésia, da Universidade da Madeira (UMa), deverá estar concluída no próximo mês de junho.

Segundo o geógrafo Domingos Rodrigues, docente da UMa, encarregado pela elaboração da cartografia que irá definir em termos geográficos as zonas de risco do conselho de Funchal, relativas à ocorrência de cheias, aluviões, desabamentos de terras e incêndios florestais, a base preliminar da carta de risco está avançada e deve ficar pronta em breve, tal como ficou estabelecido com a Câmara.

Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor Municipal levou a autarquia a decidir avançar com a elaboração da carta de risco do conselho relativamente a cheias, aluviões, desabamentos de terras e incêndios florestais.

Segundo Bruno Pereira, Vice-Presidente da Autarquia, trata-se de um instrumento preventivo, para utilização das gerações atuais e futuras, que irá permitir ao departamento de proteção civil municipal e demais organismos tomar medidas em termos de planejamento do território, como forma de se evitarem riscos naturais.