A identificação de zonas perigosas em diversas cidades brasileiras é o objetivo que Vasco Furtado, professor da Universidade de Fortaleza, tinha em mente quando criou o Wikicrimes, software que permite o acesso e o registro de ocorrências criminais no computador, a partir de um mapa digitalizado.

O mapeamento do crime permite alertar o cidadão e orientar os órgãos públicos no planejamento de suas ações. O site que oferece o serviço afirma que a informação sobre o registro das ocorrências criminais traz acima de tudo transparência, "pois quebra a lógica de monopólio das informações pelo Estado".

Roubos, furtos e homicídios são alguns dos crimes que podem ser registrados no site, mas apenas por pessoas cadastradas no sistema. Não é necessário cadastro, no entanto, para ter acesso às informações.

Filosofia da Wikipedia

A filosofia que norteia o Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipedia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas – se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa.

+Informações:
WikiCrimes: www.wikicrimes.org 
Blog do Prof. Furtado: http://vfurtado.blogspot.com