Os diretores da Global Spatial Data Infrastructure Association (GSDI) elegeu recentemente o professor Bas Kok como presidente da associação, para o lugar do finlandês Jarmo Ratia.
Bas Kok tem sido um participante ativo em movimentos globais de infraestruturas de dados espaciais, no apoio ao compartilhamento de informações geográficas entre governos. Participou na primeira reunião da GSDI, em 1996, e desde então
Segundo a sua própria definição, a Infraestrutura Global de Dados Espaciais (GSDI) apóia o acesso global e público à informação geográfica. Isso é alcançado através de ações coordenadas entre países e organizações, que promovem a sensibilização e a implementação de políticas afins, a padronização e os mecanismos efetivos para o desenvolvimento, acessibilidade e interoperabilidade de dados geográficos digitais e de tecnologias, como base para a tomada de decisões em todas as escalas e com múltiplos propósitos.
Essas ações compreendem as políticas públicas, a gestão organizacional, os dados, as tecnologias, os padrões, os mecanismos de transmissão e os recursos humanos e financeiros necessários para assegurar que os que trabalham nos níveis global e regional não encontrem impedimentos para cumprir seus objetivos.
Informativo IDE-LAC
O boletim informativo para América Latina e Caribe (IDE-LAC) está disponível também em português. Para assinar o IDE-LAC, acesse www.gsdi.org/newslist/gsdisubscribe.asp. Para acessar todos os informativos já publicados, acesse www.gsdi.org/newsletters.asp.
