A Novaterra Geoprocessamento, empresa sediada no Rio de Janeiro e com ramificações em Belo Horizonte e Curitiba, em conjunto com a Global Mapper Software LCC, está lançando o Prêmio Global Mapper 2008, com o objetivo de promover a troca de experiências entre a comunidade brasileira usuária do software. A iniciativa conta com o apoio da Editora MundoGEO, UTFPR, UFRJ, UFRRJ e Instituto de Geociências da UFMG (em fechamento).
Todos os interessados em participar do prêmio e que se habilitarem, mediante aprovação de seu cadastro, receberão uma licença do software Global Mapper com direito de uso por seis meses, sem custos, e os 40 melhores trabalhos avaliados pela Comissão Técnica receberão uma cópia definitiva e oficial do Global Mapper.
Premiação
Aos três melhores trabalhos caberá, além das licenças, a seguinte premiação:
1º lugar – Três licenças definitivas Global Mapper para uso do laboratório ou departamento do qual faz parte, três imagens Alos disponíveis em acervo para uso próprio e três assinaturas das revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática por 12 meses;
2º lugar – Duas licenças definitivas Global Mapper para uso do laboratório ou departamento do qual faz parte, duas imagens Alos disponíveis em acervo para uso próprio e duas assinaturas das revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática por 12 meses;
3º lugar – Uma licença definitiva Global Mapper para uso do laboratório ou departamento do qual faz parte, uma imagem Alos disponível em acervo para uso próprio e uma assinatura das revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática por 12 meses.
Independentemente de serem premiados ou não, os autores dos trabalhos que apresentarem soluções aplicáveis ao mercado podem ser convidados a desenvolver seus projetos juntamente com a Novaterra Geoprocessamento, na qualidade de parceiros técnico-comerciais, recebendo a devida remuneração por seus esforços de pesquisa e trabalho. Desta forma, a factibilidade e a noção de sustentabilidade financeira são critérios que têm peso no processo de seleção.
Enfoque
Os artigos deverão relatar trabalhos oriundos de pesquisas com enfoque prático, indicando resultados conclusivos e significativos, que contribuam com o aprimoramento de técnicas e que possam ser aproveitados pela comunidade usuária Global Mapper nas mais diversas áreas de aplicação.
Categorias
Podem participar alunos de graduação e pós-graduação. Em qualquer dos casos, deverá haver a comprovação de vínculo com a instituição de procedência. Somente serão aceitos trabalhos desenvolvidos em instituições de ensino brasileiras e na plataforma Global Mapper.
Processo de seleção
Os resumos enviados para análise passarão por um processo de seleção. Os critérios de avaliação considerarão itens como aplicabilidade, originalidade, factibilidade financeira, pertinência do tema e rigor científico. Formada por professores e mestres das instituições de ensino, a Comissão Técnica do prêmio será a responsável pela avaliação dos trabalhos.
Datas importantes
A avaliação dos resumos seguirá o cronograma:
26 de setembro – último dia para solicitação de licenças temporárias Global Mapper;
27 de outubro – último dia para envio dos resumos expandidos;
03 de novembro – entrega do trabalho final escrito e envio dos painéis;
18 de novembro – divulgação na mídia especializada, especialmente em www.novaterrageo.com.br e em www.mundogeo.com, dos trabalhos aprovados;
27 de novembro – apresentação dos trabalhos aprovados no evento Encontro Novaterra 2008, a ser realizado no Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de novembro de 2008 (a Novaterra Geoprocessamento arcará com os custos de transporte e estadia dos três primeiros colocados).
+Informações
www.novaterrageo.com.br
globalmapper2008@novaterrageo.com.br
