A convergência entre os tradicionais CAD e GIS e a nova ferramenta Building Information Modeling (BIM) já faz parte do dia-a-dia da nova geração de profissionais da área geoespacial. A integração dessas tecnologias possibilita simular, em um mesmo modelo, a realidade natural e o ambiente construído pelo ser humano. Torna o projeto mais dinâmico e colaborativo, permitindo a interação de engenheiros de diferentes especialidades. Sem falar na possibilidade de provar o produto muito antes de produzi-lo.

A integração das tecnologias CAD, BIM e GIS é um dos assuntos do momento entre os profissionais de geoinformação. E por isso não poderia ficar de fora da programação do GEO Summit Latin America – Congresso e Feira Internacional de Geoinformação. A evolução dessas soluções ganha destaque no último dia do evento. A idéia é discutir como essa integração pode criar um ambiente propício para a modernização do planejamento urbano, o direcionamento do desenvolvimento econômico de regiões e a realização de ações para proteção ambiental.

Autodesk, Erdas e Intergraph

Uma empresa que investe muito nesse tipo de integração é a Autodesk, que introduziu o AutoCAD  nos anos 80 e hoje produz softwares até mesmo para a criação de games de última geração. No debate do GEO Summit a empresa será representada pelo diretor de tecnologia Geoff Zeiss, um dos maiores especialistas em software para geoprocessamento do mundo.

Outro nome de peso para a discussão será o de Chris Tucker, vice-presidente sênior da Erdas nas Américas. E para fechar o time, o debate conta ainda com a participação de Wolmar Sabino, gerente da área de governo na Sisgraph. A moderação fica a cargo de Eduardo de Rezende Francisco, da Gita Brasil.

O debate “Integração de Soluções CAD – BIM – GIS” será realizado no auditório 1, a partir das 11 horas do dia 17 de julho.

GEO Summit

A nona edição do GEO Summit Latin America acontece no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, de 15 a 17 de julho. O evento é realizado pela Reed Alcantara Machado e tem apoio da Petrobrás, Caixa Econômica Federal e Inpe. Emerson Zanon Granemann, diretor e publisher da MundoGEO, é o coordenador do Congresso e as revistas InfoGEO e InfoGNSS Geomática e o portal MundoGEO são os divulgadores oficiais.

Outras informações sobre o evento no site www.geobr.com.br, pelo e-mail ivan.romao@reedalcantara.com.br ou pelo telefone (11) 2796-5311.