Com o avanço das conexões de internet de banda larga, as novas tecnologias que permitem visualizações em 3D vêm sendo incorporadas ao cotidiano das pessoas. Para discutir as novas tecnologias envolvidas nesse processo, a USP reuniu pesquisadores nacionais e estrangeiros em um fórum internacional.

A padronização e a normatização das linguagens usadas para aplicações em 3D foram discutidas no Fórum 3D – Seminário sobre Padrões Abertos em Tecnologias 3D para Interoperabilidade e Visualização 3D do Globo Terrestre, que o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica (Poli) da USP realizou no dia 12 de maio.

X3D Earth

O projeto X3D Earth, de visualização 3D do globo terrestre, é patrocinado pela Naval PostGraduate School, de Monterey (Califórnia, EUA) e tem a participação de diversas universidades norte-americanas, européias e brasileiras. Na América Latina, o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) é o principal condutor das pesquisas de concepção e desenvolvimento dessa ferramenta.

Caverna digital

No ano passado, durante um encontro que ocorreu em San Diego, na Califórnia, foi distribuído pelo LSI um CD-Rom sobre a Caverna Digital, um sistema de realidade virtual que traz o estágio atual de padronização da tecnologia X3D.

Fonte: Inovação Tecnológica