O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou no dia 2 de junho um banco de dados sobre a vegetação da Amazônia Legal, que reúne informações alfanuméricas e gráficas atualizadas, com nível de adequação à escala 1:250.000.

Apresenta a distribuição espacial dos diferentes tipos de vegetação da Amazônia Legal, podendo-se chegar até o nível de subformação, no qual é possível fazer uma maior diferenciação das características dentro de uma mesma área de vegetação, segundo a classificação adotada pelo IBGE.

A estruturação do banco de dados permite sua manipulação para criação de novos produtos, derivados do cruzamento de informações, que podem contribuir para estudos que visem, entre outros, à ordenação territorial, bem como para subsidiar políticas públicas.

O banco de dados de vegetação da Amazônia Legal pode ser acessado de forma gratuita no site do IBGE, www.ibge.gov.br, na seção Download, área de Geociências. Os arquivos estão no formato shapefile.

Inventário florestal

O acervo de dados sobre a vegetação da Amazônia Legal contém cerca de 2,5 mil pontos de inventário florestal e de coleta de material botânico, que contemplam informações referentes a volume de madeira e ocorrência de espécies, entre outras. Inúmeras avaliações interpretativas dessas informações podem ser realizadas por unidade de área, para diferentes cortes geográficos.

Para atualização do mapeamento, foram utilizadas imagens de satélites, bibliografias atualizadas, informações obtidas em trabalhos de campo e também estudos realizados por outras instituições.

As informações desse banco de dados deverão ser constantemente atualizadas, mediante a obtenção de novas informações e o avanço da tecnologia. O conteúdo do banco de dados, em associação com outros dados gerados pelo IBGE ou demais instituições, possibilita uma avaliação dos impactos ambientais das atividades humanas em determinadas regiões da Amazônia Legal.