O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou o edital que trata da seleção pública de propostas para a criação de Laboratórios Internacionais Associados (LIA), no âmbito dos convênios bilaterais entre o CNPq e o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), e com o Institut National de la Recherche Médicale (Inserm), ambas instituições da França.
As inscrições estarão abertas até o dia 8 de agosto e o apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de pesquisadores e especialistas que desejem criar um Laboratório Internacional Associado (LIA), com contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.
No convênio CNPq/CNRS, serão apoiados laboratórios por quatro anos nos seguintes temas de interesse: engenharias; materiais; nanotecnologia e química.
Poderão apresentar propostas pesquisadores, especialistas com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, constituídos sob as leis brasileiras com sede e administração no país, todos sem fins lucrativos, em cooperação com pesquisadores, grupos de pesquisa e especialistas franceses vinculados à instituição executora estrangeira, necessariamente vinculados ao CNRS ou ao Inserm.
As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas On Line disponível no endereço eletrônico www.cnpq.br/formularios/index.htm .
+Informações
www.cnpq.br/editais/ct/2008/008.htm