A constante evolução tecnológica e a forte concorrência têm cobrado dos profissionais, além de boa formação, que estejam sempre atualizados. Mas com tanta informação disponível e constante cobrança por atualização profissional, o maior desafio é ficar por dentro de tudo e, ao mesmo tempo, continuar trabalhando
A geociência é uma das atividades que mais crescem no mundo. Os efeitos da mudança climática, a busca por novas matrizes energéticas, o boom da infraestrutura nos países em desenvolvimento e a evolução das tecnologias da informação impulsionam a procura por profissionais qualificados nas áreas de ciências exatas e da terra.
Exemplos não faltam. Grandes empresas brasileiras, como Petrobras e Vale, estão constantemente em busca de engenheiros, geógrafos e geólogos, porém muitas vezes falta pessoal qualificado. Até mesmo em outros países, como Angola por exemplo, há oportunidades de trabalho para diversas áreas para quem tiver boa qualificação.
O primeiro passo, antes de pensar em atualização profissional constante, é obter uma boa formação. Cursos técnicos e superiores são a base das profissões, e escolher uma instituição de qualidade reconhecida é importante. Porém, isso não é garantia de sucesso. Interesse do próprio aluno, cursos, treinamentos, estágios e participação em congressos durante o curso é o que faz a diferença após a tão esperada formatura.
Leia a íntegra da matéria sobre atualização profissional em geomática.
Conheça as opções de assinatura.