A diretora mundial do Google Earth Outreach, Rebecca Moore, passou mais de uma semana hospedada em uma aldeia indígena em plena floresta amazônica.

O Google Earth Outreach, ou Google Earth Solidário, é um projeto social em que organizações não governamentais passam a ter acesso a versões mais avançadas do software, o que permite complementar os mapas com informações atualizadas, vídeos, tutoriais, etc.. O objetivo do projeto é que as entidades ganhem mecanismos para difundir e proteger projetos sócio-ambientais.

Nos dias em que visitou a aldeia Suruí, Rebecca e uma equipe do Google Earth percorreram, com receptores GPS, parte da área indígena 7 de Setembro, que fica entre os municípios de Cacoal (Rondônia) e Aripuanã (Mato Grosso), registrando informações sobre áreas de desmatamento, animais que costumam ser vistos na região, tipos de vegetação, entre outras informações.

Katrina

A idéia de criar o Google Earth Outreach nasceu em setembro 2005, quando o furacão Katrina varreu a cidade americana de Nova Orleans. Rebecca fez parte do time do Google Earth que apoiou solicitações do governo americano para prover imagens sobre a região.

Fonte: Valor Econômico